segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Um pouco sobre Contos

O conto é uma obra de ficção. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. 
Classicamente, diz que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que uma novela ou um romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso. 



Yasmin Corrêa !

sábado, 1 de setembro de 2012

Documentário sobre Lima Barreto !





Yasmin Corrêa !

Documentário sobre Machado de Assis

Sinopse 

A vida e a obra literária de Machado de Assis, um dos mais importantes escritores da língua portuguesa, são documentadas por por meio de imagens de época, filmes adaptados de suas obras e análises de professores e críticos literários brasileiros. Filho de operário negro com uma lavadeira portuguesa, nascido e criado no Morro do Livramento no Rio de Janeiro, Machado de Assis ascende à presidência da Academia Brasileira de Letras, tendo, assim, percorrido os extremos da sociedade brasileira, que soube representar como ninguém.
Observador agudo da realidade de seu tempo e país, escreveu romances clássicos da literatura brasileira como Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.


Yasmin Corrêa !

Membros do grupo na apresentação do conto "Venha ver o pôr-do-sol" de Lygia Fagundes Telles !


Esse é o nosso grupo (não completo, pois está faltando a Andreza) . Apresentamos um pouco sobre o conto "Venha ver o pôr-do-sol" de Lygia Fagundes Telles .
Cinco pessoas (Tallyssa, Danielle, Alana, Brenda e Andreza) se vestiram como a personagem Raquel do conto , e uma se vestiu e falou um pouco da vida de Lygia (Yasmin Corrêa).
Essa apresentação ocorreu no dia 28/08/2012 , na aula da professora Piedade, na escola João Cruz. 
Estamos participando de uma Gincana Literária e lemos duas peças teatrais, cinco contos e um romance. Todos os resumos destes estão aqui no blog, aqui tem onde você pode ler e tem alguns vídeos também.
Espero que gostem.

Yasmin Corrêa !




A escritora Lygia Fagundes Telles é recebia por Ronnie Von para uma agradável conversa em mais um Programa Todo Seu




Yasmin Corrêa !

Edgar Allan Poe !


Edgar Allan Poe , nascido Edgar Poe (Boston, 19 de janeiro de 1809 - Baltimore, 7 de outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, fez parte do movimento romântico americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica. Ele foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil.
Quando jovem ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Poe foi acolhido por Francis Allan e seu marido John Allan, de Richmond, Virginia, mas nunca foi formalmente adotado. Ele frequentou a Universidade da Virgínia por um semestre, mas deixou por falta de dinheiro. 
Poe e suas obras influenciaram a literatura nos Estados Unidos e ao redor do mundo, bem como em campos especializados, tais como a cosmologia e criptografia. Poe e seu trabalho aparecem ao longo da cultura popular na literatura, música, filmes e televisão. Várias de suas casas são dedicadas como Museus atualmente. 


Tallyssa Peninck !

Mário de Andrade !


Mário Raul de Morais Andrade (São Paulo, 9 de outubro de 1893 - São Paulo, 25 de fevereiro de 1945) foi um poeta, romancista, musicólogo, historiador, crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. Andrade exerceu uma influência enorme na literatura moderna e brasileira e, como ensaísta e estudioso - foi um pioneiro do campo da etnomusicologia - sua influência transcendeu as fronteiras do Brasil. 
Andrade foi a figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos.
Após trabalhar como professor de música e colunista de jornal ele publicou seu maior romance, Macunaíma, em 1928. Andrade continuou a publicar suas obras sobre música popular brasileira, poesia e outros temas de forma desigual, sendo interrompido várias vezes devido a seu relacionamento instável com o governo brasileiro.
No fim de sua vida, se tornou o diretor-fundador do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo formalizando o papel que ele havia desempenhado durante muito tempo como catalisador da modernidade artística na cidade e no país.


Alana !


Lima Barreto !


Afonso Henrique de Lima Barreto (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 - Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922), foi um jornalista e um dos mais importantes escritores literários brasileiros.
Sua mãe foi educada com esmero, sendo professora de 1ª à 4ª séries. Ela faleceu quando ele tinha apenas 6 anos e João Henriques trabalhou muito para sustentar os quatro filhos do casal. João Henriques era monarquista, ligado à Visconde de Ouro Preto, padrinho do futuro escritor.
Talvez as lembranças saudosistas do fim do período imperial no Brasil, bem como as remotas lembranças da  Abolição da Escravatura na infância tenham vindo a exercer influência sobre a visão crítica de Lima Barreto sobre o regime republicano.


Danielle !

Gil Vicente !


Gil Vicente (c. 1465 - c. 1536) é geralmente considerado o primeiro dramaturgo português, além de poeta de renome. Enquanto homem de teatro, parece ter também desempenhado tarefas de músico, ator e encenador.  É frequentemente considerado, de uma forma geral, o pai do teatro português, ou mesmo do teatro ibérico já que também escreveu em castelhano - partilhando a paternidade da dramaturgia espanhola com Juan del Encina.  
A obra Vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começa a subverter a ordem instituída, ao questioná-la. Foi, o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na escrita que influenciou, por sua vez, a cultura popular portuguesa.


Andreza !

Machado de Assis !


Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 - Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. 
Nascido no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidades.
Sua obra foi de fundamental importância para escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX e surge nos dias de hoje como de grande interesse acadêmico e público.
Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.


Yasmin Corrêa !

José de Alencar !


José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 - Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1977) foi um jornalistico, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
Formou-se em direito, iniciando-se na atividade literária nos Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar, Barão de Alencar e pai de Augusto Cochrane de Alencar.


Alana !

João Cabral de Melo Neto !


João Cabral de Melo Neto (Recife, 9 de janeiro de 1920 - Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. Sua obra poética que vai de uma tendência surrealista até poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismo e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
Membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, foi agraciado com vários prêmios literários. Quando morreu em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura. 
Foi casado com Stella Maria Barbosa de Oliveira, com quem teve os filhos Rodrigo, Inez, Luiz, Isabel e João. Casou-se em segundas núpcias, em 1986, com a poeta Marly de Oliveira.


Andreza !

Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto



Resumo :

Severino é um retirante que ao sair de sua terra natal , busca uma vida melhor no litoral .
Durante sua viagem , ele se depara com muitas mortes , deixando sua esperança de melhor vida no litoral morrer . Decide então suicidar-se nas águas do Capiberibe , mas durante sua conversa com José , para quem uma mulher dá a notícia de que seu filho havia nascido . 
José tenta fazer com que Severino desista do suicídio , mas nada do que José tenha dito fez com que ele desistisse . 
Então , quando Severino estava para se matar , o choro de um menino fez com que sua vida renascesse .

Brenda !